ÁLCOOL - Dor ao consumir álcool pode estar associada a doenças no estômago.

Sentir dor no estômago depois de ingerir bebida alcoólica não é incomum. Muitas pessoas têm estômagos sensíveis, que se irritam facilmente com o aumento de ácido devido à ingestão. Porém, dores severas e frequentes, muitas vezes causadas por uma quantidade pequena de álcool, podem ser sinal de um problema maior.


Confira a quais doenças a dor no estômago pode estar associada:
           

Intolerância ao álcool

É uma condição que prejudica o organismo no processo de digestão do álcool. Isso ocorre quando o intestino delgado não é capaz de produzir as enzimas necessárias para digerir a bebida. Ingredientes da cerveja, como o dióxido de enxofre, conservantes e histamina podem ser o gatilho dessa intolerância.


Úlceras estomacais

São caracterizadas como feridas abertas que afetam o revestimento do estômago. Os sintomas dessas úlceras estomacais são o desconforto abdominal após refeições e dores. Muitas vezes, o desconforto é associado à sensação de queimação antes de beber ou comer.


Gastrite

O consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, irrita a mucosa do estômago à medida que aumenta a quantidade de ácido no órgão. Isso pode provocar dor constante na parte superior do abdômen, e ainda é possível que outros sintomas como inchaço, vômitos, náuseas e diarreias estejam presentes. É válido lembrar que bebidas com menor teor alcoólico, como cerveja e vinho, aumentam os níveis de ácido do estômago e contribuem para o quadro da mesma forma que bebidas com teor maior.


Pancreatite

Além de causar a irritação do estômago como a gastrite, o consumo de diversas bebidas alcoólicas pode levar a um quadro de pancreatite (inflamação do pâncreas). Ela interfere no processo digestivo, causando dor abdominal intensa e diarreia persistente. Alguns casos de pancreatite crônica são provocados por cálculos biliares, mas cerca de 60% é devido ao consumo de álcool.

 

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa