A Importância da Nutrição

 

Muito em nossa vida se deve a nossa dieta e a forma como nos alimentamos no cotidiano. Mesmo assim, muitas vezes não é dada a devida atenção a este fator. Mas temos a nutrição como campo de estudos que se propõe a auxiliar as pessoas neste sentido.

Por meio de uma alimentação adequada permitimos que o nosso corpo receba os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, o que nos impacta nas atividades e relações do dia a dia, tanto por questões de prevenção e auxílio no tratamento de doenças, como em nossa quantidade de energia e humor impactando consideravelmente em nossa qualidade de vida, fator que ao longo do tempo passou a causar dúvidas e preocupações, principalmente quando a alimentação é considerada uma das principais formas de alcançá-la.

Apesar de evoluções na análise da qualidade de vida com destaque de fatores psicossociais e outras áreas de conhecimento, as estratégias de promoção da saúde ainda contam muito com o foco na mudança de hábitos, combinando atividade física e alimentação. O controle do fumo e do álcool também são fortes fatores neste sentido. Quando associadas, estas questões correspondem à 50% do risco total para o desenvolvimento de algum tipo de doença crônica. Com um aumento de problemas de saúde como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) que possuem grande associação com a alimentação ou as deficiências nutricionais e a fome no mundo. Além de mudanças no padrão dietético da população entre outros, a pauta da nutrição se mantém firme.

São muitos os estímulos que nos levam a ter hábitos alimentares não tão vantajosos. A rotina, a cultura, a publicidade e os padrões. É preciso uma maior consciência sobre o que consumimos, a partir da educação alimentar e reflexão sobre nossos hábitos, colocando em questão os motivos pelo qual nos alimentamos mal, ou pelo qual decidimos seguir uma dieta e prestar atenção na origem desta atitude. A forma de veiculação de informações muitas vezes nos faz ter ações irrefletidas tanto ao escolher alimentos inadequados, quanto seguir uma dieta de forma equivocada e por motivos rasos, ao invés do almejo por uma vida melhor em todos os sentidos.

 

Responsabilidade e vontade são necessários para que tenhamos um bom processo de nutrição do corpo. Cautelosamente, podemos coletar informações em diferentes lugares e fazer melhores escolhas para a nossa vida. Talvez seja necessário substituir algumas opções que atualmente são um pouco mais cômodas, mas esta mudança pode ser percebida como um investimento com resultados a médio ou longo prazo e só você poderá tomar estas decisões e sentir que seus impactos positivos valeram a pena.

 

Erika e Marilia - UNICAMP

Ministério da Saúde - Universidade Federal de Minas Gerais

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa