ALIMENTAÇÃO - Alimentos fotoprotetores protegem a pele do sol.

O verão é aquela época do ano em que ficamos muito mais tempo expostos ao sol. Assim, todo cuidado e proteção com o nosso corpo é indispensável para evitar possíveis doenças ocasionadas pelos efeitos nocivos dos raios solares.  

A novidade é que além do filtro solar que compramos na farmácia, muitos alimentos podem contribuir na proteção da nossa pele, potencializando o efeito desses produtos. Pesquisas recentes têm mostrado que nutrientes com ação fotoprotetora são uma excelente opção para curtir o verão numa boa e protegido das radiações ultravioletas emitidas pelo sol.

As radiações emitidas pelo Sol são classificadas em três tipos:

- Radiação UVC: é filtrada e bloqueada pela camada de ozônio, dificilmente chegando até a superfície da Terra. 

- Radiação UVB: possui energia muito alta e é a grande responsável pelas queimaduras solares, inflamação da pele, vermelhidão e descamação posterior. Causa grande destruição celular quando atinge a pele, causando grave destruição das células. Está envolvida com o envelhecimento precoce da pele e câncer.

- Radiação UVA: é a mais perigosa. É a que penetra mais profundamente na pele, gerando uma enorme quantidade de radicais livres e provocando profundos danos às células. É uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento e pelo câncer da pele.

 Quando usamos filtros solares, bloqueamos parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes, fortalecemos os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação. 

 Confira alguns alimentos com ação fotoprotetora: amêndoas, cenouras, goiaba, cacau, semente de linhaça, chá verde, espinafre, tomate, castanha do pará.

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