Alimentos poderosos que aumentam a imunidade

Por isso, estar com a imunidade alta é importante para enfrentar essa época. E, alguns alimentos podem nos ajudar a turbinar nosso sistema imunológico. Quer saber como?

O sistema imunológico é responsável pelas defesas do nosso corpo, ele forma uma barreira protetora contra bactérias, vírus, fungos, e outros. E, age para que nosso corpo consiga eliminar esses “invasores”. Quando nosso sistema começa a falhar, a imunidade baixa e o corpo fica mais suscetível a pegar essas e outras doenças. Mas, como deixa-lo mais forte?

Alguns alimentos podem contribuir, enquanto outros enfraquecem nosso sistema. Veremos abaixo:

O que evitar?

Devemos reduzir o consumo de leite e derivados, açúcar refinado pode ser substituído por algum mais natural, demerara ou mascavo. Cuidar com o excesso da cafeína, sal, álcool e alimentos ricos em gorduras trans, principalmente os industrializados. Para uma dieta benéfica, essas regras devem ser seguidas sempre, e principalmente no período que seu corpo está enfraquecido, pois eles deixam a recuperação do sistema imunológico, mais lenta.

O que comer?

Devemos priorizar alimentos ricos em vitaminas e minerais. São os que possuem selênio, zinco, vitaminas A, C e E. Tomar bastante água, e priorizar uma dieta rica desses nutrientes ajudam nosso corpo recuperar a energia e combater possíveis “invasores”. Mas quais são esses alimentos? Papel e caneta na mão para anotar essas dicas:

Alimentos ricos em Selênio e Zinco: Castanha-do-Pará, arroz, trigo, ovo, frango, carne bovina, lentilha, feijão, grão de bico, etc. Equilibram o organismo, melhoram o sistema imunológico, e ainda auxiliam nas defesas do corpo, contra gripes e resfriados.

Cebola e Alho: possuem nutrientes que potencializam e aumentam o sistema imunológico. A cebola tem propriedades anti-inflamatórias, e o alho reduz e diliu o muco nos pulmões, eficaz contra tosse persistente e bronquite. Use-os no preparo de outros alimentos, ou puros em saladas e temperos.

Frutas Cítricas: Laranja, limão, abacaxi, tangerina, acerola, kiwi, morango, são ricos em vitamina C, que aumenta a resistência do organismo e dão mais energia ao corpo.

Vegetais verdes: Brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião, são ricos em ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, aumentam a resistência do organismo contra infecções, e ainda, auxiliam na saúde cerebral e na pele.

Gengibre: Possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana, rico em vitaminas C e B6, auxilia na defesa do organismo, agindo positivamente em infecções do trato respiratório. Além de ser um alimento termogênico que pode potencializar a queima de gordura corporal, auxiliando no emagrecimento.

Iogurte natural: rico em lactobacilos com propriedades probióticas, é um ótimo aliado no aumento da imunidade, além de melhorar a flora intestinal e auxiliar em dietas de emagrecimento.

Própolis: é um antibiótico natural contra tosse e inflamações na garganta, além de proteger o sistema imunológico.

Anotou as dicas? Mas lembre-se, a ingestão desses alimentos é importante não apenas no período que você contrair algum resfriado, uma alimentação balanceada é essencial e deve ser seguida, afinal sua imunidade em alta pode te livrar de varias doenças ao longo da vida.

 

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa