Alimentos que podem mudar a cor das suas fezes

Todo mundo sabe que a alimentação influencia em uma digestão mais lenta ou equilibrada. Mas você sabia que alguns alimentos podem inclusive alterar a cor e a forma de suas fezes? Separamos algumas cores nas quais as fezes podem se apresentar para indicar a você quando é normal perceber alterações na evacuação, e quando elas podem ser sintomas de algo mais preocupante, necessitando da avaliação de um médico.

 

Beterraba ou Gelatina de Morango

A ingestão de beterraba costuma fazer com que a fezes fiquem com um tom mais avermelhado. Isso é totalmente normal, já que o que nosso corpo elimina é reflexo de tudo que comemos. Mas também pode levar você a acreditar que se trata de sangue. Tente recordar-se se consumiu a hortaliça nos últimos dias. Caso a coloração permaneça por mais do que 3 dias, é sempre importante procurar um gastroenterologista para avaliação.

 

Folhas verde escuras

Comer couve, espinafre, brócolis e alface é super indicado para a obtenção de ferro no nosso corpo. Mas pode acontecer de você perceber que, após sua ingestão, as fezes saíram esverdeadas. A clorofila presente nestes alimentos faz com que a cor do que eliminamos na evacuação mude. Fezes em tonalidades verdes também podem ser sintoma de que seu intestino está funcionando com muita rapidez, sem uma digestão completa da bile. Neste caso, quando a coloração diferente das fezes permanece por mais do que alguns dias, você deve procurar um médico.

 

Corantes e Medicamentos

Alguns corantes e medicamentos também podem fazer com que suas fezes mudem de cor. Um exemplo são os corantes presentes em balas, como as gomas. Quando você estiver utilizando medicamentos, também fique de olho na cor das fezes. O importante nestes casos, assim como sempre que você perceber alguma alteração na cor das fezes, é observar se a cor permanece, ou se cessa com o fim do uso do medicamento. E sempre que achar necessário, procurar um médico especialista para avaliar se é normal ou se há algum indício de problema.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa