Azia - Exames indicados

por Chirley Santana

Você sente azia frequentemente? Sim? Então sugerimos a leitura até o final.

Ter azia é mais comum do que você pode imaginar. Uma das principais causas são os maus hábitos alimentares. É bom ficar de “olho bem aberto”, pois pode ser um sintoma que denuncia a presença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

 

A azia é aquela sensação de queimação que vem do estômago em direção a garganta, uma sensação desagradável que permanece por alguns minutos e depois passa. Geralmente acontece duas horas após comer alimentos muito gordurosos ou temperados, mas também em muitos casos, a azia é um sinal de refluxo – a volta do alimento, na forma sólida ou líquida, do estômago para o esôfago.

 

Para saber qual a causa real desse desconforto, o indicado é fazer a pHmetria de 24 horas. “Esse exame tem a finalidade de medir o pH esofágico durante um período de 24 horas. O estudo é de extrema importância para quantificar a presença de refluxo gastroesofágico e relacionar os episódios com os sintomas, a alimentação, os horários e a posição do paciente”, explica o gastroenterologista da Digest, Dr. Renato Ernani da Silva.

 

O diagnóstico é importante, pois o refluxo pode provocar lesões no tecido do esôfago e evoluir para hemorragia crônica e anemia; formação de cicatriz e estreitamento do esôfago; e câncer, em 5% dos casos. Quando atinge as vias aéreas superiores e os pulmões, problemas respiratórios surgem causando dificuldade respiratória, pigarro, tosse crônica, irritação de garganta, asma, bronquite ou pneumonia.

Para saber mais acesse o site saúde.terra.com.br.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa