Barriga grande pode ser um sério problema de saúde

A obesidade é um problema que atinge um número cada vez maior de pessoas no mundo todo, aumentando o risco para várias doenças e morte prematura, o que a torna um problema de saúde pública.

A avaliação e caracterização da obesidade têm mudado nos últimos tempos. Mais recentemente, esta avaliação foi sistematizada e tornou-se mais precisa com a utilização do índice de massa corporal (IMC), que relaciona o peso do indivíduo com a sua altura.

Estudos recentes têm sugerido que a circunferência abdominal é um fator independente de avaliação, que, isoladamente, poderia ser um indicador dos riscos causados pela obesidade.

Resultados de uma grande pesquisa de colaboração internacional, coordenada pela Clínica Mayo, dos Estados Unidos, foi publicada recentemente. O objetivo foi avaliar o efeito da circunferência abdominal sobre a mortalidade em todas as faixas de índice de massa corporal. Foram analisados dados de mais de 650 mil indivíduos de 20 a 83 anos, dados estes compilados de 11 estudos originados de várias partes do mundo.

A pesquisa apontou uma forte associação, positiva e linear, entre a circunferência abdominal e mortalidade. Quanto maior a circunferência maior o risco de morrer mais jovem, com ênfase em morrer de doença cardíaca, problemas pulmonares e câncer. Esta associação foi observada mesmo nos indivíduos com índices de massa considerados saudáveis e o motivo pode estar ligado ao fato que a gordura que se deposita no abdome tem um perfil metabólico diferenciado, associado a doenças como diabete e doença cardíaca.

O aumento de risco é linear para ambos os sexos: Para cada 5 cm de aumento da circunferência abdominal, o risco de morte aumenta 7% para homens e 9% para mulheres. Isto, independente do índice de massa corporal.

Conclui-se, portanto, que além do IMC, o controle da circunferência abdominal passa a ser um fator decisivo para a manutenção da boa saúde e longevidade.

 

Fonte: Dr. Gilberto Sanvitto - ABC da Saúde - https://www.abcdasaude.com.br/

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa