Colonoscopia: esclareça as suas dúvidas

por Chirley Santana


roland2PQ.jpgSó de ouvir falar em colonoscopia, muitas pessoas já sentem um arrepio na "espinha".

Isso acontece na maioria das vezes devido ao desconhecimento da real importância do referido exame. A grande aversão acontece, principalmente por parte dos homens, apenas por puro preconceito.

Aversões à parte, está mais do que na hora de você entender tudo sobre colonoscopia. Para isso, o coloproctologista da Digest, Dr. Roland A. Dagnoni, esclarece às dúvidas mais frequentes.


Para que serve o exame e como é feito?

Dr. Roland - A colonoscopia é um procedimento feito com um tubo longo, fino e flexível - o colonoscópio - que é introduzido através do reto para avaliar todas as paredes do intestino grosso. Dura entre 15 a 50 minutos e as imagens captadas no monitor de vídeo são analisadas pelo médico a fim de identificar a presença ou não de câncer, de doença inflamatória e de outras patologias intestinais.

O procedimento provoca dor?

Dr. Roland - Durante todo o processo, o paciente fica deitado sobre o seu lado esquerdo de forma confortável e para proporcionar um maior relaxamento, uma solução sedativa é aplicada diretamente pela veia, por isso é indolor. Entretanto, é possível que ocorra, em algum, momento cólica e a sensação de estufamento, devido às manobras realizadas para a colocação do aparelho e de ar no intestino.

É necessário que tipo de preparação antes do exame?

Dr. Roland - Na véspera do exame, o paciente só pode comer alimentos de consistência líquida e, de noite, precisa tomar comprimidos de laxante. Já na manhã da Colonoscopia, a alimentação deve ser bem leve e, quatro horas antes do início do exame, é necessário beber um líquido doce, que tem a propriedade de limpar efetivamente o intestino. Beber muita água é fundamental em todas as etapas para repor os líquidos perdidos.

E o que acontece após término do exame?

Dr. Roland - Após a conclusão da colonoscopia é preciso que o paciente fique de repouso até que os efeitos da sedação tenham passado. Entretanto, não há possibilidade de dirigir, operar máquinas, tomar decisões ou assinar qualquer tipo de documento no mesmo dia. Assim, é importante que, para ser examinado, o paciente venha acompanhado. Saiba, ainda, que leves cólicas, sensação de estufamento e de desconforto no abdômen podem surgir por causa do ar injetado no intestino durante o exame. Sintomas estes, que são aliviados com a liberação do ar, através de gases.

(47) 3222-3344 Segunda à sexta das 07:00 até 18:00 e
Sábado das 08:00 até 12:00
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 17hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa