Como vai a saúde do seu intestino?

Por fatores hormonais e também estresse, as mulheres sofrem mais que os homens quando o assunto é o intestino. Mas a verdade é que por falta de bons hábitos alimentares, de uma rotina saudável e até mesmo por ficar segurando a vontade, ambos os sexos sofrem com problemas como prisão de ventre doenças mais sérias.

Porém, cuidar do seu intestino é uma tarefa fácil se você tiver disciplina e estiver disposto a viver com mais qualidade de vida. Confira 10 dicas para ter um intestino mais saudável e veja os resultados que isso pode causar.

  1. Dieta rica em fibras – Além de prevenirem a retenção de água, aceleram o trânsito intestinal e reduzem o contato de substâncias cancerígenas com a mucosa intestinal;
  2. Menos açúcar, gorduras e carboidratos refinados - Farinha branca, óleos, queijos e laticínios integrais podem prejudicar a saúde do cólon, pois alteram a flora bacteriana intestinal;
  3. Beba mais água - Lubrificante natural, a água regula o fluxo e facilita o trânsito intestinal, prevenindo contra prisão de ventre e inflamações;
  4. Ingira probióticos – Encontradas em Iogurtes e leites fermentados, eles fortalecem as paredes intestinais, previnem infecções e ajudam no processo digestivo;
  5. Mais gorduras saudáveis – Essencial para facilitar a evacuação, as gorduras saudáveis podem ser encontradas em peixes como o atum e o salmão, no azeite de oliva e azeitona, castanhas, nozes e no abacate;
  6. Mais vitamina A – Presente em alimentos de origem animal e vegetal, a vitamina A é importante para manter a saúde das glândulas que revestem a mucosa do cólon;
  7. Pratique atividade física regularmente -  A prática de exercícios acelera o metabolismo, melhora o trânsito intestinal e diminui a sensação de inchaço e as cólicas;
  8. Faça refeições regulares – Crie uma rotina alimentar, com refeições substanciais. Evita ficar petiscando e coma em horários regulares, sem pular refeições;
  9. Não segure a sua vontade – Sempre que possível, vá ao banheiro quando tiver vontade. Não retenha ou segure, pois faz mal ao seu intestino.
  10. Controle sua ansiedade –  Equilíbrio emocional é importante para manter seu intestino saudável e funcionando regularmente. Meditação e leitura podem ajudar.

Resultados

  • Menos risco de câncer colorretal;
  • Menos risco de prisão de ventre, diarreia crônica e síndrome de cólon irritável;
  • Menor risco de hemorroidas;
  • Menor produção de gases intestinais;
  • Absorção mais eficiente de água e minerais;
  • Sensação geral de leveza, conforto e bem-estar na região abdominal.
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