Conheça os exames que investigam o intestino delgado

O intestino delgado é a parte do tubo digestivo que vai do estômago até o intestino grosso. O órgão é responsável pela maior parte da digestão e absorção dos alimentos, permitindo que minerais, vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

Qualquer alteração nesta parte do tudo digestivo é difícil de ser analisada pelos métodos tradicionais de investigação por imagem, como a tomografia computadorizada que expõe o paciente à radiação ionizante. 

 

A cápsula endoscópica surge como uma solução moderna, segura e precisa para detectar problemas no intestino delgado, especialmente para encontrar hemorragias ocultas no trato digestivo e problemas na superfície interna do órgão, que é uma área difícil de ser avaliada.    

 

O que é a Cápsula Endoscópica? 

A Cápsula Endoscópica é um exame simples e totalmente indolor que ajuda a localizar a lesão e determinar a extensão da doença no intestino delgado. A cápsula tem o tamanho semelhante à de um comprimido comum e contém, na sua parte interna, um sistema de câmera com transmissão de imagem sem fio.

O paciente ingere a cápsula com o auxílio de um pouco de água. Depois, ela percorre cada parte do trato digestivo e do intestino delgado, captando mais de 30.000 imagens que são transmitidas para um gravador fixado na cintura do paciente. O exame dura em torno de 8 horas e a cápsula, que é totalmente descartável, é eliminada nas fezes de forma natural. Após o exame, as imagens são transferidas para o computador que, a partir de um software específico, são analisadas pelo médico especialista. 

 

A flexibilidade do exame é outra vantagem da cápsula, pois o procedimento pode ser realizado no ambiente ambulatorial, em domicílio ou em pacientes internados, mesmo na UTI, e durante o exame a pessoa pode realizar suas atividades cotidianas normalmente. 

 

Indicações 

A Cápsula Endoscópica é indicada principalmente nos seguintes casos: 

- Sangramento de origem obscura

- Neoplasias 

- Quadros constantes de diarreia e dor abdominal

- Suspeita de Doença Celíaca 

- Portadores de doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa

- Monitoramento preventivo de câncer colorretal

Além do intestino delgado, o exame também pode ser direcionado a outras partes específicas do aparelho digestivo, como o esôfago e o intestino grosso. A única contraindicação é para pacientes que possuem suspeita de obstrução intestinal por impossibilitar a eliminação da cápsula. 

 

Como agendar seu exame 

A Cápsula Endoscópica, assim como qualquer outro exame de imagem, deve ser recomendada por um médico especialista e realizada em clínicas especializadas. Aqui na Digest você encontra uma equipe de médicos e profissionais capacitados para realizar o procedimento com total segurança. Converse com seu médico de confiança sobre as indicações e contraindicações do exame, bem como os resultados, e conte conosco para tirar todas as suas dúvidas.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa