Dê adeus à prisão de ventre!

Ter problemas na hora de ir ao banheiro é algo comum, muitas pessoas passam por isso. E não é à toa, afinal, com todas as mudanças fisiológicas e hormonais que acontecem diariamente no nosso corpo, é compreensível que apareçam sintomas em resposta a tudo isso. Acompanhe o texto abaixo pra saber porque isso acontece e algumas dicas para se livrar dessa incomodação.

A prisão de ventre acontece quando os movimentos intestinais se tornam difíceis ou menos frequentes e, aliado às fezes ressecadas, transformam a evacuação em algo de grande esforço, trazendo cólica e desconforto.

 

A prisão de ventre não significa apenas o número de vezes que você vai banheiro, já que esse número é algo muito particular do organismo de cada pessoa. Por exemplo: Você pode ir ao banheiro a cada dois ou três dias, e se a sua evacuação não for desconfortável, poderíamos dizer que sua evacuação é normal.

Muitas pessoas vão ao banheiro todos os dias, mas têm dores, dificuldades e desconforto na hora de evacuar, então, pode-se assumir que essas pessoas possuem prisão de ventre.

 

Algumas das principais causas podem ser:

- Dieta pobre em fibras;

- Pouca ingestão de líquidos;

- Sedentarismo;

- Consumo excessivo de carne e alimentos industrializados;

- Não atender à urgência para evacuar, quando ela se manifesta.

 

A prisão de ventre pode ainda, em situações à parte, estar associada a:

- Doenças do cólon e do reto (Como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal);

- Uso de certos medicamentos e por alterações neurológicas e do metabolismo;

- Estresse, depressão e ansiedade.

 

Você pode tomar algumas atitudes para se prevenir e evitar ao máximo ter esse tipo de desconforto. Acompanhe algumas dicas:

- Coma mais fibras (Presente em alimentos como feijão, lentilha, grão de bico, arroz, linhaça, aveia, trigo, pães e biscoitos integrais, cereais, vegetais como alface, beterraba, brócolis, couve, rúcula, espinafre e tomate cru, além de frutas preferencialmente com casca e as que é possível comer o bagaço);

- Beba muita água;

- Mastigue bem os alimentos, para facilitar a digestão;

- Pratique exercícios físicos;

- Pratique hobbies ou técnicas de relaxamento para reduzir o estresse e a ansiedade;

- Vá ao banheiro sempre que sentir a necessidade: Não ignore os pedidos do seu corpo.

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