Delícias nutritivas: alimentos das festas de junho

Com as temperaturas mais baixas somadas à tradição das festas juninas, o mês é considerado por muitos como uma época "boa demais da conta!". E ainda mais com aquelas comidinhas bem caseiras que todo mundo já aguarda ansiosamente pra aquecer o momento, e saborear bem acompanhado.

Além de artigos decorativos, é uma tentação encontrar os mercados repletos de lanchinhos à base de amendoim, coco, milho, assim como uma fartura em pinhão, além dos vinhos, especiarias e outros, enchendo os expositores e gôndolas.

Apesar de muitas dessas opções acabarem enganando, já que na verdade, são ricas em açúcar, é bem legal aproveitar as comidinhas da época com alimentos menos processados e que podem ser alternativas mais saudáveis, além de muito saborosas, e muitas vezes com um gostinho nostálgico de comidas da casa da vó. Por este motivo, trouxemos uma lista dos benefícios que podem ser encontrados nestes alimentos, em sua versão mais natural. Confira abaixo:

 

Milho

Em junho encontramos o milho em toda a crocância e praticidade da pipoca, ou então naquele bolinho de fubá simples e delicioso, na canjica bem quentinha, ou na maciez das pamonhas doce e salgadas. Ele possui uma grande quantidade de antioxidantes, como as fibras e polifenóis, o que ajuda a combater os efeitos ocasionados por radicais livres,  prevenindo contra o envelhecimento precoce, o risco de doenças cardíacas e oxidação de colesterol. E o milho (principalmente a casca) é fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio.

 

Amendoim

Com essa iguaria, tem paçoca, torrão, pé de moça e pé de moleque. Amendoim também não pode faltar na festança! O grão, apesar de ser considerado bastante calórico, não possui colesterol e conta com nutrientes como zinco, ácido fólico, magnésio, vitaminas B e E, entre outros, e ajuda na prevenção de câncer, perda de peso, construção muscular, proteção do sistema nervoso e combate aos radicais livres, também tendo função antioxidante.

 

Pinhão

Nós já tínhamos falado dos benefícios do pinhão por aqui (reveja aqui). Com a presença de proteína e magnésio, o grão ajuda a ter mais energia. E também pode também auxiliar no controle do colesterol, diabetes, combate à fadiga e auxílio na perda de peso.



Vinho

Ah o vinho… nas noites de frio, nada como aquele quentão pra beber com a família ou amigos, principalmente se for acompanhando uma porção de pinhão. Com moderação, o vinho tinto pode auxiliar na digestão, redução do risco de doenças cardiovasculares e  respiratórias, demências, e até no fortalecimento dos ossos. Isso porque o vinho também é um alimento com antioxidantes (encontrados nas sementes e casca da uva). Recomenda-se que as mulheres bebam uma taça de vinho por dia, e os homens até duas.

Clique aqui e confira uma deliciosa receita de quentão.

 

Cravo

O Cravo da Índia faz toda a diferença para deixar o quentão ainda mais saboroso, e é uma iguaria com propriedades antisépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, e antioxidantes. O cravo é considerado um anestésico e analgésico natural, assim como relaxante muscular, e tem propriedades anti-inflamatórias. Existem outros diversos benefícios, e ele também pode ser consumido como chá.

 

Canela

A canela também é uma boa opção para fazer chá. Possui antioxidantes, é anti-inflamatória e fica ótima para acompanhar as comidas de festa junina. Que tal no quentão, para polvilhar a canjica, ou no bolo? Ela também pode acelerar o metabolismo, reduzir o risco de doença cardíaca, diminuir o açúcar no sangue, atuar na prevenção de doenças neurodegenerativas e câncer, entre outros.    

 

Gengibre

No quentão, o gengibre definitivamente não pode faltar! Uma de suas recomendações é o combate à azia, gases intestinais, náuseas e vômitos. Ajuda na proteção do estômago contra úlceras, na prevenção do câncer cólon-retal e regula a pressão arterial, além de também ser antioxidante e anti-inflamatório. É necessário ter cuidado com a quantidade, pois em diabéticos, pode ocasionar hipoglicemia, ou hipotensão em pessoas que possuem hipertensão.


Depois de conferir estas informações super bacanas sobre os alimentos, clique aqui e aproveite para conferir receitas menos calóricas para a sua festa junina.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa