Doença celíaca pode ser diagnosticada por endoscopia?

A Doença Celíaca é uma doença autoimune que afeta o intestino delgado, causando um processo inflamatório crônico e prejudicando a absorção de nutrientes. É uma das poucas doenças autoimunes em que o agente precipitante é conhecido: o glúten.

Presente no trigo, aveia, centeio, cevada e no malte, o glúten também pode fazer parte da composição de produtos não-ingeríveis, como medicamentos e cosméticos.

O que é a Doença Celíaca?

Ao ser exposto ao glúten, o sistema imunológico do intestino delgado provoca uma reação inflamatória que altera a formação das vilosidades intestinais. Isto afeta a absorção de nutrientes pelo intestino, o que em muitos casos favorece o aparecimento de outras doenças, como a anemia. O celíaco nasce com uma predisposição genética, mas a intolerância pode se manifestar em qualquer fase da vida.

 

O único tratamento eficaz conhecido é seguir uma dieta sem glúten durante toda a vida. A ausência de glúten permite a reparação das mucosas do intestino, alivia os sintomas e diminui o risco de complicações na maioria das pessoas. Quanto antes o celíaco descobrir a doença, mais cedo poderá fazer o controle e evitar que a doença se agrave e afete outras áreas do organismo. 

 

Como a doença celíaca é diagnosticada?

Muitos pacientes podem demorar a receber um diagnóstico preciso da doença celíaca, pois como há uma grande variedade de sintomas. Por isso, é necessário combinar à análise clínica, uma análise laboratorial e histopatológica para ter um resultado preciso. Na análise laboratorial, o médico solicita um exame de sangue para verificar a dosagem de imunoglobina IgA e anticorpo antitrasglutaminase IgA e IgG. Na análise histopatológica é realizada uma endoscopia que permite identificar se há inflamação ou mesmo alguma lesão no intestino delgado. Trata-se de um exame que dura entre 10 e 15 minutos e é minimamente invasivo. Durante o procedimento, uma cânula ultrafina é inserida através da boca até alcançar o início do intestino delgado. Depois de avaliada por um patologista, a extensão dos danos às vilosidades será determinada. Caso elas estejam lesionadas ou achatadas, é confirmada a presença de doença celíaca.

 

O que é Endoscopia?

A endoscopia é um exame de grande importância para o diagnóstico de diversas doenças e indicado para detectar alterações no início do intestino delgado, estômago e esôfago. Para realizá-lo é necessário inserir um tubo, chamado endoscópio, fino e sensível, que possui em uma das extremidades um chip utilizado para capturar as imagens dentro do intestino.

Além da Doença Celíaca, outras doenças podem ser identificadas através da endoscopia, como:

- Esofagite

- Refluxo gastroesofágico

- Gastrite

- Tumores

- Úlceras gástricas ou duodenais

- Câncer de duodeno, estômago ou esôfago

 

A endoscopia é um exame simples, rápido e totalmente seguro que deve ser feito exclusivamente por um médico especialista que é o gastroenterologista.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa