Estenose ou estreitamento de orgãos - Saiba mais sobre o problema e descubra como solucionar

Você sabia que determinadas regiões do seu sistema digestivo podem acabar estreitando?

Isso mesmo. É o que chamamos de estenose, que pode se manifestar como um estreitamento parcial ou total de um órgão, como o Cólon e o Esôfago. O problema pode ocorrer devido a uma série de fatores e causar dores ou desconfortos no local afetado. 

 

Cólon

A estenose raramente ocorre no intestino delgado, atingindo mais facilmente todo o Intestino Grosso, ou parte dele (Cólon). Entre as causas de sua manifestação, estão tumores do intestino, que podem crescer obstruindo a região e inflamações que acabam reduzindo o espaço ao cicatrizar, o que chamamos de estenose benigna, que podem ser tratadas com a dilatação endoscópica com um balão hidrostático, ou seja, um balão que tem seu funcionamento baseado na pressão de fluídos. 

 

Esôfago

No esôfago, a causa mais comum da estenose também está atrelada a cicatrização. Neste caso, costuma ser por causa de ferimentos causados por ácido em pessoas que tenham Doença de Refluxo grave. A resolução também pode ser feita com a dilatação através do uso de balão. 

 

E existe uma outra manifestação do problema, que é a Acalásia, onde há uma falta de relaxamento no músculo responsável por empurrar a comida para o estômago. O transtorno pode ocorrer em qualquer idade e afeta tanto mulheres quanto homens, na mesma proporção. 

 

Todos estes problemas acabam colocando em risco o bem estar e qualidade de vida do paciente, podendo atrapalhar seu processo digestivo e alimentação. Também é importante ter atenção, pois em alguns casos, esses estreitamentos podem estar ligados a tumores e câncer. 

Os exames para a investigação e procedimentos de dilatação podem ser realizados na Digest. Em caso de suspeita, procure um médico e entre em contato conosco.

 

(47) 3222-3344 - Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs 

 

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa