Estudo realizado na China alerta para consumo de chá de temperatura alta

Os fãs de chá muito quente podem ter acabado de ganhar um argumento contra sua preferência. Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine, do American College of Physicians, apontou que tomar a infusão muito quente pode causar câncer no esôfago, principalmente em fumantes e pessoas que consomem álcool.

O estudo analisou mais de 456 mil participantes na China (um país que toma muito chá), entre as idades de 30 e 79 anos. O questionário era online e incluía perguntas para entender os hábitos de consumo da bebida, incluindo a temperatura - ambiente quente ou extremamente quente.

A conclusão é que o dano é maior em pessoas que combinam a infusão ao uso de bebidas alcoólicas e tabaco. Não se enquadra nesse grupo? Ainda assim é aconselhado tomar cuidado com a temperatura da bebida para evitar lesões superficiais (como queimaduras) nos órgãos internos.

Temperatura ideal para consumir chá

A ideia, é claro, não é ter medo da bebida feita com ervas. O problema está mesmo em consumir o líquido em altas temperaturas (cerca de 65ºC), algo muito normal na China.

Embora a bebida deva ser preparada com água fervente, o melhor é esperar esfriar um pouco antes de dar o primeiro gole.

Devemos lembrar ainda, em nossa região, sobre o consumo de chimarrão em alta temperatura – temos os mesmos riscos de agressão ao esôfago e estômago.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa