Higiene é a alternativa para deixar os vermes longe

por Chirley Santana

Há quanto tempo você não toma remédio para vermes, hein? Nem lembra?! Talvez seja porque realmente não foi detectada a presença de protozoários. Ou quem sabe, é porque faz um bom tempo que você não vai ao médico e realiza o exame parasitológico de fezes. Não é mesmo?

Possibilidades à parte é bom saber que os vermes intestinais existem e alguns cuidados são essenciais para deixar eles bem longe de seu organismo. Mas antes de falar como evitar esses "bichinhos", saiba quais os sinais indicam a presença deles. Entre os sintomas estão diarreia, fezes com sangue, anemia, dores abdominais, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda do apetite. Porém, cada parasita apresenta um quadro clínico próprio.

De acordo com o coloproctologista da Digest, Dr. Roland Dagnoni, para dar o alerta, além dos sintomas é preciso ficar atento a presença dos parasitas intestinais nas fezes. "Alguns protozoários são imperceptíveis ao olho nu, por isso a importância de realizar o exame parasitológico anualmente. Para aumentar a sensibilidade do exame, o indicado é coletar de três a seis amostras, uma por dia", alerta.
Aí com a detecção de vermes nocivos ao organismo, um tratamento simples medicamentoso é indicado. Há uma grande variedade de tipos de remédios, assim seu médico irá indicar o mais adequado para tratar o seu caso.

Para evitá-los, basta ter alguns cuidados: lavar as mãos após o uso do sanitário; beber apenas água mineral ou fervida; higienizar os alimentos crus em solução de vinagre ou ácido acético por 10 a 15 minutos. Simples, assim.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa