Ingira fibras e fique livre da diverticulite

por Chirley Santana

Você tem o hábito de consumir a quantidade necessária de fibras diariamente? Não, sabe! Bem, então, está na hora de pensar a respeito. Porque a ingestão de fibras é muito importante para o funcionamento correto de seu intestino e, assim, evitar algumas doenças como a diverticulite.

A diverticulite nada mais é do que a inflamação que se manifesta no intestino grosso. O intestino, para que você tenha uma noção mais ampla, é formado por diferentes camadas de tecido. E é exatamente na camada mais interna, composta por uma mucosa cheia de glândulas, que podem ocorrer o desenvolvimento de hérnias, chamadas de divertículo.

De acordo com o coloproctologista da Digest, Dr. Roland A. Dagnoni, é a falta de fibras na dieta alimentar que auxilia no surgimento do problema. "As fibras ajudam a criar o volume fecal. Sem a sua presença, a pressão dentro do intestino aumenta, o que facilita o processo de herniação", explica.

A diverticulite ocorre quando um ou mais divertículos no intestino inflamam. "O diagnóstico é importante, pois a inflamação pode evoluir para abscesso ou perfuração e gerar complicações graves", acrescenta Dr. Roland.

Hoje, ainda, não há um consenso sobre a quantidade ideal de ingestão diária de fibras. Mas a estimativa é de que cerca de dez a vinte gramas são suficientes. Então, o jeito é ficar de olhos bem atentos ao que você come. Saiba mais sobre diverticulite acessando abcdasaude.com.br.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa