Intestino: mantenha sempre em dia

por Chirley Santana

Cada parte de nosso corpo tem seu papel mais que fundamental. E o intestino não poderia estar nem um pouco fora deste contexto. Ele é o responsável pela captação de nutrientes e a excreção do que não serve mais para a manutenção do organismo. Por isso, é preciso, sim, dar atenção para esse órgão.
 
Entre os problemas que podem surgir, está a doença inflamatória intestinal, nome dado há um grupo de patologias inflamatórias crônicas de causa desconhecida. De acordo com Dr. Roland A. Dagnoni, médico coloproctologista da Digest, não existe uma única explicação para o surgimento da inflamação. "A mais aceita é de que um processo viral, bacteriano ou alérgico acomete o intestino, evoluindo para a inflamação", comenta.
 
O diagnóstico acontece com a realização de uma colonoscopia. Um exame que requer todo um preparo específico, com a administração de laxantes para que o intestino esteja completamente limpo. E para um maior conforto, antes do início do exame, o paciente é sedado.

A colonoscopia consiste na introdução de um tubo flexível através do reto até a porção inicial do intestino grosso. "Durante o exame é realizada uma biópsia para determinar o estágio ou o tipo da doença, bem como feita imagens que servem para documentação e comparação com exames futuros ou anteriores", destaca Dr. Roland.

Quanto ao tratamento, há diversas medicações disponíveis, porém não existe cura para a doença inflamatória intestinal. O que existe são períodos sem a presença da doença, que variam de dias a meses, de acordo com cada paciente.
 
Assim, ao surgir alterações significativas, como sangramento intestinal, febre, aumento dos leucócitos, diarreia e cólicas constantes, consulte um médico coloproctologista para uma avaliação adequada. Aí é só seguir as recomendações e manter o seu intestino em dia.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa