Laringite de refluxo possui as mesmas causas de DGRE

por Chirley Santana

Ter uma alimentação saudável, via de regra, é a solução para evitar a maioria dos problemas de saúde. Só que cá entre nós, com essa infinidade de opções de guloseimas, que deixa qualquer um com água na boca, fica difícil resistir às tentações. Entretanto, para o bem de sua saúde, é preciso, sim, muita força de vontade.

Diminuir a ingestão de frituras, de café, de chocolate, de álcool, de mentolados e farináceos está entre as recomendações para que a laringite de refluxo fique bem longe. E além dessas mudanças alimentares, o ideal é incluir em sua rotina o hábito de comer em intervalos curtos, de 3 a 4 horas, e em quantidades moderadas.

Ah... e some, ainda, a isso tudo, deixar o tabagismo de lado. Atitudes bem simples, não é mesmo? Entretanto, você deve estar pesando neste momento: mas o que é laringite de refluxo?

Segundo Dr. Luiz Renato Faoro, médico gastroenterologista da Digest, essa é uma doença que tem como causa as mesmas que acometem as pessoas com refluxo grastroesofágico, a DRGE. "Dietas e hábitos alimentares inadequados, predisposição genética, incompetência do esfíncter, são alguns dos problemas responsáveis para o diagnóstico", cita.

Aí as consequências no organismo resultam em rouquidão, voz fatigada, sensação de corpo estranho e desordem funcional da voz. Quando não diagnosticado corretamente a laringe de refluxo pode evoluir para câncer de laringe e outras complicações, como aumento das adenoides, otites, faringites e laringites crônicas.

O diagnóstico consiste na realização de exame clínico e endoscopia digestiva alta, a fim de descartar ou não a doença do refluxo gastroesofágico. Porque como você pode perceber até aqui, as causas são praticamente iguais.

Assim, com o resultado em mãos, o tratamento fica por conta do uso de medicamentos que reduzem a produção de suco gástrico e, é claro, com as mudanças de hábitos alimentares citadas no início dessa matéria.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa