Mastigação

A importância do processo de mastigação

Um hábito automático, que nos acompanha desde a infância… será que é possível estar fazendo algo errado no momento da mastigação? Infelizmente, a resposta pode ser sim em muitos casos, porém, a correção não costuma ser de grande dificuldade. Acontece que com a velocidade do estilo de vida contemporâneo, acabamos passando por cima de algumas atividades rotineiras do nosso corpo. Com a ansiedade, podemos prejudicar até mesmo nossa forma de respirar, por exemplo.

No processo de mastigação, o que acontece é que não damos a devida atenção para esta atividade e na pressa de se alimentar o mais rápido possível, deixamos de focar naquele momento tão considerável. É na boca que começa a digestão e o ato de mastigar faz com que nosso organismo se manifeste em resposta, se preparando para receber o alimento.

 

Sistema digestivo

Recomenda-se, que na hora de comer, o foco seja destinado o máximo possível a alimentação. Mastigue a comida uma alta quantidade de vezes e de preferência não tão rapidamente. Isso fará com que as nossas enzimas digestivas, substâncias que ajudam na digestão dos alimentos consigam fazer um melhor trabalho para que os nutrientes necessários ao nosso corpo sejam melhor absorvidos. Outro ponto positivo da mastigação correta é que sensações de mal estar, inchaço ou azia, podem ser amenizadas além da sensação de saciedade, que ajuda a manter a boa forma física.

 

Saúde Bucal

A forma que mastigamos, trabalha os músculos da boca e assim, deve-se ficar atento, pois já temos os dentes corretos destinados a diferentes funções. Para cortar os alimentos na primeira mordida, destinam-se os dentes da frente, chamados de incisivos. Depois, passamos a utilizar os dentes de trás, que são os pré-molares e molares, com o objetivo de triturar a comida e finalizar o processo. Procure inserir uma baixa quantidade de alimentos na boca.

Aqui vem um ponto de atenção: Geralmente, as pessoas acabam mastigando somente com um lado, mas é muito importante que ambos os lados da arcada dentária sejam utilizados (isto pode ser feito intercalando os movimentos). Este cuidado ajudará a garantir que a musculatura da região possa se manter de forma semelhante nas duas regiões, ajudando também, a evitar problemas dentários.

 

Infância

Indica-se que desde o nascimento esta questão seja observada e incentivada pelos pais da criança, pois o ato de sucção, primeira forma de alimentação ao nascer, além de um movimento instintivo, é um exercício de desenvolvimento da mastigação, que deve ser treinada. A amamentação natural, é importante para esta etapa.



Fontes:

Vida & Saúde / TV Novo Tempo

DE TUDO UM POUCO / REDE SUPER 



(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa