O que fazer para evitar os indesejáveis gases?

por Chirley Santana

É não tem jeito, quando a barriga começa a fazer movimentos involuntários é uma prévia de que o corpo necessita liberar os indesejáveis gases. Então, a solução é procurar o local adequado, diga-se banheiro, para dar aquela aliviada. Na maioria das vezes, esse processo está associado à ingestão de alimentos, como ervilha, feijão, couve-flor, carne, entre outros.

Só que em episódios frequentes de flatulência, podem causar certo constrangimento no meio social. Já que nem sempre eles conseguem ser "aprisionados" para a liberação completa no banheiro ou até mesmo ao estar sozinho. Affff... aí é disfarçar e torcer para que ninguém tenha percebido.

Segundo o coloproctologista da Digest, Dr. Roland Dagnoni, a produção de gases é considerada normal por estar diretamente relacionada à alimentação. "A flatulência acontece em decorrência da fermentação de alguns alimentos no intestino, que não foram digeridos no estômago. Entretanto, sua origem pode estar em doenças como a colite, dispepsia ou prisão de ventre, o que requer cuidados", destaca.

Para que o seu intestino funcione corretamente, consuma alimentos ricos em fibras e frutas com casca. Sem esquecer de beber muita água - o recomendado são 2 litros por dia - e fazer atividade física regularmente. Ah... e comer bem devagar para a digestão completa dos alimentos.

Outra dica é que você procure prestar atenção ao que come e as reações provocadas por eles em seu organismo. Principalmente os que auxiliam na produção dos gases: farinha, batata doce, cebola, rabanete, aipo, berinjela, germe de trigo, feijão, lentilha e todos aqueles que você já conhece. Caso não resolva, procure auxílio médico para a alternativa mais adequada para o seu problema. Saiba mais, acessando o texto Flatulência, no site drauziovarella.com.br.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa