O que são varizes de esôfago?

As varizes de esôfago costumam se desenvolver quando o fluxo de sangue para o fígado está bloqueado e ocorrem, geralmente, em pessoas com doença hepática avançada. O Brasil registra hoje cerca de 150 mil casos por ano.

O esôfago conecta a boca ao estômago. Varizes esofágicas são veias anormalmente inflamadas dentro do revestimento do esôfago. O aumento da pressão nas veias que transportam o sangue para o fígado, conhecida como hipertensão portal, leva à formação destas varizes. O aumento da pressão faz com que o sangue seja armazenado em outros vasos menores, incluindo aqueles no esôfago. Se não for diagnosticado ou tratado, as varizes esofágicas podem se romper e levar a um sangramento com risco de vida.

 

 

Fatores de Risco 

O consumo crônico de álcool e as doenças hepáticas avançadas – aquelas que afetam o fígado – estão entre os principais fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver o sangramento das varizes esofágicas. O paciente que apresenta alguns destes fatores deve comunicar o seu médico para averiguar a existência ou não do problema. 

 

Sintomas 

Normalmente, não há sintomas, a menos que as veias sangrem. Neste caso, quando há sangramento das veias, os sintomas incluem vômitos com sangue, fezes escuras ou com sangue. Devido a este quadro geralmente assintomático, a realização de exames é de suma importância para evitar e tratar o problema, como a endoscopia digestiva alta onde o médico consegue encontrar as varizes e os locais de sangramento.

 

Tratamento

A ligadura elástica é considerada o melhor tratamento para as varizes de esôfago. O procedimento é realizado para prevenir a ruptura dos vasos, evitando quadros de hemorragia digestiva, e também para cessar um sangramento. A ligadura elástica é realizada através de uma endoscopia que aspira as varizes individualmente e depois é aplicado um anel elástico na sua base que vai impedir a circulação de sangue na variz. Durante o procedimento o paciente é sedado, como em toda a endoscopia digestiva, e geralmente são necessárias de 3 a 6 sessões para o tratamento completo.  

 

Solicite seu exame na Digest

A Digest possui um corpo clínico capacitado e equipamentos de ponta para a realização da ligadura elástica para tratar as varizes do esôfago. Se você é médico ou paciente, conte com a nossa segurança e precisão para um resultado bem sucedido.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa