Os benefícios do Caldo de Cana

Podendo ser consumido puro ou misturado com suco de frutas, o caldo de cana proveniente da cana de açúcar, além de ser naturalmente uma delícia, vários estudos foram realizados identificando diversos benefícios do alimento para a saúde. Entre os resultados das pesquisas, concluiu-se que a cana melhora o sistema imunológico, ajudando no combate de doenças, como gripe, melhora de processos inflamatórios, melhora a recuperação de energia e tem uma ação antioxidante, o que significa que colabora como antienvelhecimento e pode proporcionar maior longevidade, ajuda evitar a progressão de catarata, prevenir doenças do sistema nervoso central como Parkinson e Alzheimer.

Mais benefícios

Se você busca uma alimentação saudável é necessário ter equilíbrio. Vindo de um processo onde a cana é moída, o caldo de cana pode ser caracterizado como um tipo de suco da cana que é rico em diversos elementos, como minerais, ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio, vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3, B5 e B6, zinco, manganês, vitamina C, vitamina A, carboidratos como glicose, sacarose, frutose e amido, mas também tem proteína e ácidos graxos. Portanto, é notório que o caldo de cana não se trata apenas de uma composição carregada de açúcares! 

O caldo de cana engorda?

Quanto às calorias, um copo de caldo de cana com 300ml contém 233 calorias. Se você tem uma dieta equilibrada e faz exercícios físicos, é possível, sim, se permitir a tomar aproximadamente um copo de caldo de cana por semana, não sendo aconselhável doses muito maiores.

O mais indicado é que o dia escolhido para o consumo do caldo de cana seja um dia em que você estará mais ativo, com uma maior prática de exercícios ou trabalhando mais, para que você consuma o açúcar da cana e prefira tomar o caldo mais cedo, pois o consumo na parte da noite traz maior possibilidade de ganho de peso. Evitar o consumo com acompanhamentos, como pastel, por exemplo, também é muito importante. Entretanto, uma questão mais importante do que a quantidade de calorias, são os muitos benefícios da cana. 

O açúcar

Outra coisa muito importante para observarmos em alimentos com muito açúcar é o seu índice glicêmico, que é a velocidade em que o açúcar é absorvido pelo corpo. Quanto mais alto este índice, mais rápido o açúcar é absorvido pelo corpo.

Apesar do caldo de cana parecer muito com o açúcar refinado, o seu índice glicêmico, de 43, não é considerado muito alto, sendo bem mais baixo que o açúcar refinado, não causando muitos picos de insulina.

Todos os alimentos com essa característica de poucos picos de insulina, não engordam tanto. Assim, o caldo pode ser uma ótima fonte de energia. Mas se o seu consumo for excessivo, você poderá ganhar peso.

 

 

Dr. Dayan Siebra - (acesso em 13/11)

 

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