Páscoa e chocolates! Felicidade na medida certa

A Páscoa vem chegando e para muitos é um momento muito bacana de nostalgia pelas tradições de infância, simbolismos, reunião da família e comidas especiais. Mas com a data, é impossível não pensar em chocolates e outros diversos guloseimas. Podemos pensar também, na alta possibilidade de exageros e malefícios ocasionados por um consumo desequilibrado desses alimentos.

Não é necessário ficar se privando. Desde que ocorra um consumo de forma ponderada, é possível ter uma Páscoa mais leve e sem complicações. Mas para quem sofre com problemas gastrointestinais é necessário ficar um pouquinho mais em alerta.

 

Efeitos do chocolate

O chocolate, que é o alimento mais característico da data, é considerado um forte agressor ao estômago, devendo ser consumido com mais cautela por quem sofre com gastrite, refluxo ou úlceras, pois além da gordura e do açúcar, podemos encontrar no chocolate, a cafeína, que pode resultar em irritações na região. Quem tem intolerância à lactose, naturalmente, já deve cuidar com os alimentos que contenham bastante leite comum e gordura.  

No intestino os chocolates podem trazer alguns benefícios. O alimento atua de forma antioxidante, podendo ajudar na proteção do intestino contra a sobrecarga de substâncias danosas às células e também pode ajudar no tratamento da diarreia. Porém, podem haver resultados negativos para para quem sofre com a síndrome do intestino irritável, os chocolates são considerados alimentos estimulantes e podem aumentar a irritação do intestino, fazendo surgir ou agravar seus sintomas. Também é necessário cuidar com outros alimentos muitos gordurosos e ou muito açucarados.

 

Alguns cuidados

Em excesso, podem haver efeitos colaterais imediatos, como diarreia, azia, agitação e insônia. Por isso, tenha cautela e então aproveite além do sabor, os benefícios que o chocolate pode trazer, pois ele contém cálcio, proteína e outras substâncias importantes.

Uma dica, para quem tem problemas no estômago é evitar o consumo do chocolate de estômago vazio, deixando o órgão mais protegido.

 

Uma ótima Páscoa a todos!

 

Fontes:

Tua Saúde, Medico Responde, Veja e G1

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa