Pedra na vesícula - causas e tratamento

Clique e conheça as causas e tratamentos deste caso bastante comum.

Quando uma dor intensa aparece do lado direito superior do abdômen logo após uma refeição, é preciso dar atenção, pois é o corpo reclamando de que algo está errado.

Tomar analgésicos cada vez que a dor reaparece não vai adiantar. Com essa atitude é possível que você acabe mascarando um problema sério, como os cálculos biliares. Chamada também de pedras na vesícula.

A vesícula biliar é um órgão que está localizado junto ao fígado e tem a responsabilidade de armazenar a bile, uma mistura de várias substâncias, inclusive o colesterol. "Ela é produzida pelo fígado e a vesícula funciona como uma bolsa de armazenamento. Nos intervalos entre as refeições, a parte mais líquida da bile é absorvida pelas paredes e liberada no intestino", explica o gastroenterologista da Digest, Dr. Hans Roman Wulf Vieira.

Então, devido a alguma alteração ainda desconhecida, ocorre a formação de cristais que impedem o curso normal da absorção da bile.

A confirmação da doença é feita por exames radiológicos e ultrassom. Além disso, há o exame Colangiopancreatografia Endoscópica, que é indicado para avaliação diagnóstica e também para o tratamento. É um procedimento considerado muito importante, pois pode evitar uma cirurgia de grande porte. "Esse exame tem o objetivo de extrair os cálculos que ficam retidos nas vias biliares. A retirada da vesícula precisa ser realizada de maneira convencional, a cirurgia aberta, ou laparoscópica", comenta Dr. Hans.

Assim, quando uma dor sem causa aparente surgir após a ingestão de alimentos, consulte seu médico. Só ele pode indicar o exame para um diagnóstico preciso e o mais tratamento adequado.

por Chirley Santana

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa