Problemas ao mastigar

Comer é, sem dúvida, muito prazeroso. No entanto, você já parou para analisar como você está mastigando? Há incômodo na hora de mastigar ou ao abrir e fechar...

As dores costumam alerta algo de errado com a nossa estrutura. Logo, se você sente dor ou incômodo ao mastigar alimentos ou até mesmo ao abrir e fechar a boca, note todos os sintomas e procure um médico para um diagnóstico específico.

“Se a mastigação for incorreta vai interferir na dentição, na ATM (articulação temporomandibular), na respiração. Se a pessoa mastiga incorretamente, ela não vai conseguir deglutir direito, não tritura os alimentos, não forma o bolo alimentar, pode causar dor de estômago, engasgos… há uma cadeia de consequências” - explica Lílian Kuhn, fonoaudióloga da clínica Fono&Com. 

Alguns sinais que merecem atenção: mordida desalinhada, estalos no maxilar, dores na face, pescoço, ouvido, cabeça, ombros e nuca, dificuldade para morder, mastigar, abrir e fechar a boca.

 

dor ao mastigar

 

O QUE PODE SER?

» Bruxismo.

» Tumores.

» Traumas no complexo maxilo-mandibular.

» Espasmos nos músculos mastigatórios.

» Alterações de desenvolvimento ósseo.

» Problemas na oclusão dentária.

» Luxações na articulação têmporo-mandibular.

» SATM (Síndrome da Articulação Têmporo-Mandibular).

Um dos erros mais comuns é não mastigar corretamente, ou seja, o suficiente para triturar bem os alimentos – engolindo-o quase inteiro.

DICAS

- Coloque na boca uma quantidade relativamente pequena – facilitando a mastigação correta.

- Alterne os lados onde você mastiga os alimentos.

- Pedaços maiores de alimentos devem ser mastigados nos pré-molares e, à medida que eles vão ficando menores, nos molares.

 

Fontes: Saúde Bucal – IG. 

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa