Que calor! Que tal um açaí?

Com a chegada do mês de novembro, o calor se intensifica e acabamos optando por alimentos mais refrescantes. Nesta época, entre os queridinhos dos brasileiros que invadem a estação está o típico açaí. A fruta, nativa da região norte do Brasil, oferece diferentes formas para seu preparo e consumo. Atualmente, a forma mais popular tem sido a polpa gelada, normalmente com alguns acompanhamento, desde frutas e grãos a cremes e bombons.

Benefícios

O açaí é rico em cálcio, potássio e antocianina, uma propriedade antioxidante, mas todo o conjunto de sua composição faz com que o açaí seja considerado um alimento antioxidante.

Atenção!

Mesmo sendo uma opção aparentemente menos industrializada, é preciso tomar cuidado ao consumir o açaí. Nem sempre a polpa é tão natural quanto o esperado, podendo-se perceber uma variação no grau de concentração da fruta na polpa, sendo possível encontrar uma quantidade maior ou menor de calorias e carboidratos. A polpa liofilizada (desidratada e congelada) tem uma tendência maior de conter estes elementos.

Devemos observar que o açaí é bastante calórico devido as gorduras que o constituem, sendo um percentual de quase 50%, e outro risco forte, é a adição de açúcares tanto na polpa quanto em seus acompanhamentos. Em alguns casos, também pode haver a adição de corantes. Outra questão, é que o açaí também não é uma fonte de ferro e vitamina C, como algumas pessoas possam ter acreditado equivocadamente. Por ser um alimento gorduroso e fermentado, o açaí não é indicado para quem sofre de gastrite.

Como sempre, a dica é consumir de forma moderada.

 

Fonte: Dr. Noé Alvarenga

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