Sabia que a má digestão pode ter relação com os hormônios?

Você anda cansado em excesso, com gases, má digestão e metabolismo lento? Saiba que isso pode ser também um sintoma de alterações hormonais.

Os hormônios são responsáveis por diversas funções do nosso organismo, como a sensação de fome, de irritabilidade, ou até mesmo a aparência da nossa pele.

 

Por isso, quando eles estão desregulados, podem ter influência em muitos aspectos do nosso corpo: o aparecimento de acne, dificuldades no sono, inchaço, excesso de gases e constipação intestinal, entre muitos outros.

Especialistas estabelecem uma relação muito íntima entre nosso sistema digestivo e nosso cérebro – fatores psicológicos podem influenciar nossa digestão, ao mesmo tempo que quando o intestino não funciona normalmente, têm impactos em nossos neurônios e em nossas emoções. Da mesma forma, um dos principais aspectos que dependem dos hormônios é a nossa digestão.

 

Durante o processo digestivo, hormônios como a gastrina, secretina e enterogastrona são produzidos, logo, qualquer pequena alteração em sua produção tem impacto no sistema digestivo como um todo.

A fase da vida também pode afetar, principalmente nas mulheres, o nosso sistema digestivo, já que durante a menopausa, a produção de hormônios está especialmente desequilibrada.

 

Embora não sejam necessariamente sintomas apenas de alterações hormonais, a indicação de todos os médicos e também da equipe da Digest Endoscopia e Fisiologia Digestiva, é que, ao detectar sintomas como cansaço em excesso durante o dia, pele bastante acneica, excesso de gases ou dificuldade de digestão, busque-se por um médico especialista, para que sejam solicitados exames das taxas hormonais e seja verificado se elas realmente estão em desequilíbrio, e o que é possível fazer para corrigir esta situação e garantir uma melhor qualidade de vida.

 

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa