Saiba como se prevenir

O câncer colorretal é o 3º tipo mais comum no Brasil, e o número de casos vem aumentando consideravelmente a cada ano. Para diminuir essas estatísticas, é necessário se informar sobre os motivos, ou fatores que influenciam o desenvolvimento do câncer, para evitá-los e saber como se prevenir da doença para manter uma vida mais saudável.

Como prevenir o câncer colorretal?

O câncer de intestino se inicia com a formação de “pólipos”, que são estruturas que se desenvolvem no intestino e podem evoluir para um tumor. Com a realização de exames como a Colonoscopia, é possível identificar essas formações logo no início e assim, retirá-las para que não desenvolvam o câncer colorretal.

 

Mas afinal, o que influencia a formação do câncer colorretal?

  • Tendência genética: um histórico familiar de doenças intestinais como pólipos pode influenciar na formação.

  • Descontrole do peso e da diabetes: a obesidade também pode ser um fator de risco, uma vez que o consumo em excesso de certos alimentos, como carnes vermelhas, tem relação com o desenvolvimento da doença.

  • Dieta pobre em fibras: a regulação do funcionamento do intestino ocorre principalmente com uma alimentação rica em fibras, pois essas auxiliam o processo e facilitam a digestão.

 

 

E de que forma deve-se prevenir o câncer colorretal?

  • Realize a Colonoscopia: o exame é recomendado a partir dos 50 anos, e é indicado que seja realizado com a frequência que o especialista recomendar. Mas se você tem casos na família de desenvolvimento de pólipos ou câncer colorretal, consulte um especialista para analisar a necessidade de realizar o exame antes da idade recomendada.

  • Mantenha uma alimentação equilibrada: não é recomendado cortar certos alimentos de uma vez por todas, e sim ter uma dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes.

  • Consuma alimentos com fibras: adicione mais frutas, verduras, grãos integrais, cereais, etc. nas suas refeições, pois esses alimentos melhoram o funcionamento do intestino e regulam o trato digestivo.

  • Pratique atividades físicas: além de ter mais disposição, exercitar-se também melhora o funcionamento do trato digestivo e reduz a incidência de pólipos intestinais, devido à perda de peso e gordura abdominal.

  • Tenha hábitos de vida saudáveis: evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo e estimular a vitamina D (através da alimentação, exposição ao sol ou suplementação) são fatores que também influenciam para uma vida melhor e diminuem o risco de desenvolver câncer colorretal.

 

E lembre-se: consulte o seu médico e mantenha em dia os seus exames, uma vez que descobrir no início aumenta as chances de cura para o câncer colorretal.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa