SAÚDE - Principais fatores reversíveis que desencadeiam sérias doenças

Confira em nosso blog como prevenir facilmente sérios tipos de doenças.

Há quem ainda só procure um médico quando a doença já se manifestou completamente. Esta é uma realidade que os órgãos públicos de saúde estão tentando reverter. "Para reduzir os gastos e melhorar a qualidade de vida da população, nada melhor do que prevenção", afirma o pneumologista Ricardo Luiz de Melo, do Hospital Universitário de Brasília.

Nesta lista estão alguns dos principais fatores que desencadeiam sérias doenças, porém, são facilmente reversíveis através de simples medidas:

- Tabagismo. Hábito não responsável somente pelo câncer de pulmão, como também o câncer de boca, de bexiga, de útero, infarto, bronquite, AVC e inúmeras outras doenças. Assim, o quanto antes o hábito for interrompido, maior a chance de prevenir tais problemas.

- Alcoolismo. O alcoolismo geralmente ataca o fígado, causando cirrose, entre outros problemas como gastrite e até quadros psiquiátricos. Beba com moderação.

- Poluição em ambiente fechado. A poeira e o acúmulo de sujeira, por exemplo, são vilões da saúde respiratória e podem causar problemas como a rinite alérgica. Mantenha o ambiente limpo e arejado.

- Baixo consumo de frutas. A falta delas diminui a capacidade de várias funções importantes do nosso corpo. Não hesite em ingeri-las.

- Obesidade. Doença que pode ter influência genética, porém está fortemente ligada aos hábitos alimentares. Procure ajuda para reeducar sua alimentação.

- Sedentarismo. Costume que pode desencadear facilmente doenças como obesidade, diabetes e cardíacas. Invista em exercícios diários.

Acima foram listadas algumas doenças que podem ser prevenidas com o mínimo de esforço da sua parte. Conscientize-se e evite problemas futuros para sua saúde.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa