Será que sou celíaco?

A doença celíaca é muito séria e veio ganhando um pouco mais de atenção nos últimos anos. Ela está relacionada ao consumo de glúten, que foi até mesmo alvo de "dietas da moda" as quais praticamente aboliram a substância, muitas vezes de forma irresponsável. 

A enfermidade se trata de uma reação de defesa do corpo, que algumas pessoas possuem quando comem alimentos com o glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e consequentemente na maioria dos pães, pizzas, macarronadas, e milhares de outras opções a base de farinha. 



Mas como é possível saber se você está com a doença? 

A reação de defesa ocasionada ao corpo do celíaco se trata de uma agressão às células do organismo, causando um processo inflamatório causando sintomas como diarreia, prisão de ventre, perda de peso, anemia, sensação de estufamento, cólica e desconforto abdominal, principalmente em crianças que são a maioria dos casos. Essa identificação já é mais complicada com os adultos, onde os sintomas são indefinidos. 

Como a doença também pode estar relacionada a má absorção de alimentos, outros sintomas são o cansaço, falta de ar, lesões na pele queda de cabelo, osteoporose, carência de vitaminas e dificuldade de crescimento nas crianças.

De qualquer forma, muitos dos sintomas mencionados também são comuns em outras doenças e em adultos assintomáticos, fica mais difícil ainda. Por isso é necessário fazer a investigação através de exames.

 

Que exames fazer

Uma das formas de diagnosticar a doença celíaca, é fazer uma coleta de sangue e verificar qual é a dose de anticorpos que combatem o glúten existentes. 

A biópsia do intestino também é um exame importante. Ela ajudará a verificar se existem alterações de inflamação e atrofia das vilosidades intestinais (dobras do intestino).

Outra opção é o teste genético, onde se buscam genes específicos que são marcadores do problema. 

A dieta também é uma forma de teste. Após os exames, o paciente deverá tirar totalmente o glúten da sua alimentação e refazer os procedimentos para ver quais alterações ocorreram no organismo. 

 

Fonte: Dráuzio Varela e Glúten Contém.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa