SONO: O que ele tem a ver com o seu aparelho digestório

As relações entre o sono e o sistema digestório são um fato e se tornaram objeto de estudo dos pesquisadores brasileiro Roberto Dantas e Cynthia Aben-Athar. São perceptíveis os efeitos quando vamos dormir com fome, ou quando acabamos indo deitar cheios demais. E conforme Roberto e Cynthia:

"A função do aparelho digestório sofre influência do meio ambiente e de estímulos recebidos pelo ser humano. O estado de sono ou vigília faz com que a influência do meio externo seja melhor ou pior percebida." 

 

O que pode mudar

Entre as questões percebidas, a maioria tem relação com as reduções de atividades do corpo durante o sono. Aqui estão algumas conexões apontadas: 

- Quando dormimos, temos uma influência reduzida do sistema nervoso central, que está fortemente conectado ao aparelho digestivo e mudanças acontecem no seu funcionamento.

- Outras questões percebidas por estudiosos, é que ocorre uma diminuição da salivação, da freqüência de deglutições (quando engolimos) e da atividade de alguns músculos do esôfago.

- Também existem estudos que apontam um esvaziamento gástrico e a diminuição do trabalho intestinal, com menos movimentação e pressão muscular em algumas regiões.

 

Refluxo

Um ponto de atenção, é a questão do refluxo, pois ele está fortemente ligado a pressão muscular do sistema digestivo, sendo o seu principal causador, o relaxamento transitório do esfíncter inferior do esôfago e como ela é diminuída durante o sono, os episódios de refluxo diminuem. 

Porém, quando o refluxo acontece, ele costuma ser mais grave, por causa da posição em que o paciente geralmente se encontra (rosto para cima) e a menor salivação também é um fator que dificulta. Assim, o líquido pode ficar mais tempo em contato com a região e causar ferimentos ou afogamento, ainda mais que o esôfago demora a perceber a presença do refluxo ácido durante o sono. O bom é que quase sempre a resposta quando a percepção acontece, é o despertar.

Assim, se você possui refluxo, ou está desconfiado de que tem o problema, é válido ficar em alerta e buscar informações com um profissional. 

 

Mais informações: Aqui 

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa