Cápsula Endoscópica

por Chirley Santana

Para constatar a evolução tecnológica nos últimos anos não é preciso muito esforço. Basta olhar para os lados que é possível ver uma infinidade de opções que servem para facilitar o nosso dia a dia. E na área da saúde não é nem um pouco diferente. Os avanços tecnológicos são tantos que, hoje, diversos exames e cirurgias inimagináveis revolucionam os diagnósticos e os tratamentos de diversas doenças.                               

Entre esses avanços está a Cápsula Endoscópica, que vem modificando a avaliação de órgãos e outras partes do corpo em que a Endoscopia Digestiva Alta ou a Colonoscopia não conseguem alcançar.

Cápsula Endoscópica é um método simples e totalmente indolor. A cápsula tem o tamanho de 11 x 26 mm e pesa apenas 4g. Ela não é nem um pouco diferente de um comprimido comum. A diferença está em seu conteúdo, na parte interna, que consiste em um sistema de câmera com transmissão de imagem sem fio.

"O processo inicia a partir da ingestão da Cápsula com o auxílio de um pouco de água. Depois, ela percorre cada parte do trato digestivo e do intestino delgado captando duas imagens por segundo (em torno de 60 mil fotos durante o procedimento), que são transmitidas para o gravador fixado na cintura do paciente. O exame dura em torno de 8 horas e a Cápsula, que é totalmente descartável, é eliminada nas fezes de forma natural", explica Dr. Roland A. Dagnoni, um dos profissionais que realiza o exame há mais de três anos na Digest. Após o exame, as imagens são transferidas ao computador onde, a partir de um software específico, são analisadas pelo especialista. 

capsulafotoPQ.jpg capsul7MN.jpg

O exame é indicado para pacientes que apresentam suspeitas de sangramento e de neoplasias do intestino delgado; para investigação de quadros constantes de diarreia e dor abdominal; para pesquisar doença Celíaca e de Crohn, entre outras. A única contraindicação é para pacientes que possuem suspeita de obstrução intestinal, por impossibilitar a eliminação da Cápsula. Veja video do exame.


Conheça outros procedimentos realizados pela equipe Digest.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa