Colonoscopia

A Colonoscopia é um exame endoscópico realizado através do ânus, permitindo a visualização de todo o intestino grosso, apenas não permitindo adequada visualização das lesões em canal anal e borda anal. Através deste procedimento podem ser identificados processos inflamatórios ou tumores intestinais, sendo possível biópsia e ressecção de pequenos tumores ou polipos. No dia do exame traga os exames intestinais já realizados (radiografias e colonoscopias) para maior informação ao médico examinador.

Durante o procedimento endoscópico, o cólon precisa estar completamente limpo, isto é, isento de fezes e resíduos alimentares. Partículas de fezes ou de alimentos interferem na visualização adequada e na segurança do exame. Portanto, é importante que você se alimente corretamente e utilize os medicamentos de forma adequada.O procedimento é realizado sob sedação cuidadosa e segura, sendo muito bem tolerado pela maioria dos pacientes, causando apenas leve desconforto abdominal

examescolonoscopiaMD.jpgpolipectomiaMD.jpg polipoMD.jpg

As contra-indicações da colonoscopia podem ser absolutas ou relativas. A colonoscopia deve ser contra-indicada de maneira absoluta quando um paciente apresentar qualquer suspeita clínica ou radiológica de abdômen agudo perfurativo, ou de diverticulite aguda ou de megacólon tóxico. Outras contra-indicações da colonoscopia são relativas, sendo as mais importantes:

  1. Infarto recente do miocárdio,
  2. Embolia pulmonar recente,
  3. Neutropenia importante,
  4. Gravidez após o 2o semestre,
  5. Grande aneurisma de aorta ou de ilíaca,
  6. Grande esplenomegalia,
  7. Inexperiência do colonoscopista

Além disso, se durante a colonoscopia for identificado algum local com sangramento ativo, este pode ser controlado através de coagulação com Plasma de Argônio, uso de CLIP´S ou de injeção de substâncias esclerosantes introduzidas através do próprio aparelho. Por fim, se pólipos forem encontrados, eles deverão ser removidos; em algumas situações, o colonscopista usará corantes especiais (Índigo-Carmin) para fazer uma melhor identificação da lesão (as fezes poderão ter cor levemente azulada ou verde).         

A maioria dos medicamentos usada, habitualmente, por você, pode ser continuada. Porém, alguns precisam ter seu uso interrompido 2 a 3 dias antes, principalmente, aqueles ricos em fibras e aqueles contendo ferro.
Se você faz uso crônico de aspirina, AAS, clopidogrel, ticlopidina, antiinflamatórios, anticoagulantes, insulina, deverá discutir com o seu clínico, sobre a possibilidade de interrompê-los alguns dias antes.
Por fim, informe, no momento da marcação do exame, se tem algum tipo de alergia, problemas nas válvulas cardíacas, hepatopatias (doenças do fígado) ou próteses ortopédicas.

As complicações são, em mãos experientes, muito raras e ocorrem, normalmente, após as polipectomias sendo possível o sangramento.

Após o procedimento, o médico examinador e nossa secretária orientarão você e seu acompanhante sobre os resultados.

Veja o video do exame



 

PREPARO PARA O EXAME MANHÃ / TARDE | TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO


Tire suas dúvidas sobre colonoscopia

Outros procedimentos realizados pela equipe Digest.

(47) 3222-3344 Seg. à Sex. das 07hs às 18:30hs
Sábado somente com horário marcado
Entrega de resultado: Seg. à Sex das 08hs às 18hs
Sobreaviso 24 horas - (47) 3036-6000
LocalizaçãoClique e veja no mapa